Alunos da Unifor participam de palestra sobre DNA Forense e doam amostras biológicas para pesquisa

21 de novembro de 2018 - 17:21 # # # # # # #

A palestra “DNA Forense: Desvendando Crimes” ministrada pelo perito legista, Júlio Torres, supervisor do Núcleo de DNA Forense da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), ocorreu na noite desta terça-feira (20), na Universidade de Fortaleza (Unifor). O curso contou com a participação de mais de 130 alunos. Na ocasião também houve arrecadação de brinquedos para o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) e coleta de amostras biológicas para pesquisas.

Organizada por alunos do curso de Direto da Unifor, e tendo a mesa de debate composta pelo professor Victor Hugo, que também exerce a função de perito geral adjunto da Pefoce, e a professora Maria do Carmo Andrade, a palestra sobre DNA Forense instigou a curiosidade e as dúvidas dos alunos sobre o trabalho desenvolvido pelos laboratórios da Calf. Os estudantes também tiveram detalhes de como acontecem os processos de retirada de amostras biológicas e como se revela o DNA em distintos procedimentos e casos.

Desde a estrutura da Perícia Forense, procedimentos em local de crime, extração de vestígios e provas deixadas no local de crime, o perito Júlio Torres mostrou aos alunos como acontece o dia-a-dia dos peritos e detalhou todas as etapas e procedimentos que ocorrem no Núcleo de DNA Forense. “As séries de TVs exploram muito esse campo da investigação criminal, como CSI, o que é bom para ilustrar o nosso trabalho, e até temos uma ótima estrutura com equipamentos similares aos do FBI e Cia (EUA), porém, na prática os laudos não ficam prontos como na ficção que saem ‘na hora’, pois são muitas etapas e alguns bem minuciosos”, esclarece.

 

 

Pesquisa

Ainda durante a palestra, uma equipe de estagiários de Farmácia da Calf realizou a coleta de amostra bio

lógica (saliva) de alunos que quiseram, voluntariamente, doar. O material coletado vai auxiliar em um estudo que vai catalogar os traços genéticos da população cearense. Com a análise das amostras será possível saber mais detalhes sobre a ancestralidade da população cearense, de suas heranças oriundas de países e populações indígenas, negras e europeias, a partir do DNA.

Um dos alunos, Arthur Lemos, ficou curioso sobre o projeto e resolveu se voluntariar doando a sua amostra biológica. “Achei bem interessante, importante para o levantamento de dados da população e, principalmente, para descobrir detalhes sobre a minha ancestralidade”, conta.

Após terem sido apresentados a todos os tipos de exames realizados no campo de DNA Forense, o palestrante mostrou casos locais e nacionais de grande repercussão em que os exames de DNA foram peças chaves para que fossem elucidados.

 

 

Brinquedos

Além do conteúdo didático, o evento cumpriu um papel social com a arrecadação de brinquedos para o Namca. De acordo com o perito geral adjunto da Pefoce, Victor Hugo, o atendimento às crianças vítimas de violência é algo delicado e o contato com os brinquedos ajuda a criança a não ser revitimizada (recordar da violência sofrida) e melhora a aceitabilidade dela para o atendimento.

Palestrante

Júlio Torres é perito legista, supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense da Calf da Pefoce. É farmacêutico bioquímico do Laboratório Central dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFC e mestre em Biologia Molecular Médica pela Universidade de Buenos Aires.

O Namca

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce atende, desde janeiro de 2013, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Com sala própria (batizada como Sala Lilás) e separada dos outros setores de perícia e do possível contato com o agressor, o Namca oferece acolhimento