Pefoce realiza palestra sobre DNA forense para alunos da Unifor

19 de novembro de 2018 - 14:18 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizará uma palestra para os alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor), na noite desta terça-feira (20), no auditório da biblioteca da universidade. O tema da aula será “DNA Forense: Desvendando Crimes’, com o perito legista e supervisor do Núcleo de DNA Forense da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce, Júlio Torres.

Por meio do DNA Forense é possível detectar amostras biológicas que são deixadas em vestígios coletados em vítimas, suspeitos e os que são deixados em locais de ocorrências. Através das amostras biológicas é possível constatar a autoria ou inocência de suspeitos em crimes e também realizar a identificação cadavérica em casos específicos em que o exame de papiloscopia (exame das impressões digitais) já não é possível. A palestra demonstrará como o DNA foi utilizado na solução de crimes ocorridos no Ceará.

A palestra, cujo tema causa curiosidade e interesse em alunos de diversas áreas, será aberta para os alunos da universidade. Para participar, os interessados devem levar um brinquedo novo ou em bom estado. Os brinquedos arrecadados serão doados ao Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), setor que acolhe e trata vítimas de violência.

Palestrante

Júlio Torres é perito legista, supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense da Calf da Pefoce. É farmacêutico bioquímico do Laboratório Central dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFC e mestre em Biologia Molecular Médica pela Universidade de Buenos Aires.

O Namca

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce atende, desde janeiro de 2013, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Com sala própria (batizada como Sala Lilás) e separada dos outros setores de perícia e do possível contato com o agressor, o Namca oferece acolhimento humanizado às vítimas de violência e dispõe de decoração especial, brinquedoteca, ampla sala de espera e equipamentos especializados para a realização dos exames periciais. As necessidades especiais detectadas, durante o atendimento, são encaminhadas para o serviço assistencial hospitalar, psicossocial e jurídico.

Serviço:
Palestra: DNA Forense: Desvendando Crimes
Entrada: Um brinquedo
Onde: Auditório da Biblioteca da Unifor
Quando: Terça-feira (20) às 19h