Pefoce identifica foragido da Justiça que recebia atendimento médico no IJF

14 de novembro de 2018 - 13:42 # # # # #

O trabalho de identificação de pacientes que dão entrada como desconhecidos em hospitais públicos no Ceará, realizado pela Perícia Forense do Estado (Pefoce), resultou na identificação de um foragido da Justiça. O caso foi registrado nessa segunda-feira (12) no Instituto Doutor José Frota (IJF) no centro de Fortaleza.

O homem de 32 anos, que já responde dez procedimentos policiais – sendo três por homicídio doloso, seis por roubo e um por dano –, e estava com mandado de prisão em aberto, desde 2017 – pela 4ª Vara do Juri referente a prática de um homicídio –, deu entrada no hospital em setembro deste ano vítima de espancamento e desde então era considerado desconhecido. Uma equipe do Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos (LIDD) foi responsável pela identificação. “Colhemos as digitais do paciente e buscamos os registros civis e criminais dele. Foi então que conseguimos positivar as informações e constatar quem ele era de fato”, afirmou Humberto Quezado, auxiliar de perícia responsável pelo trabalho nos hospitais.

A partir da identificação do paciente foi comunicada sua localização para a autoridade policial. O homem agora segue acompanhado por policiais e aguarda alta médica para ser conduzido a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) da Polícia Civil do Ceará (PC-Ce), onde ficará à disposição da Justiça.

Saiba mais

O trabalho de identificação de pacientes realizado pela Pefoce funciona desde 2015. É o resultado de uma iniciativa pioneira entre a Pefoce e o IJF. Após o reconhecimento do sucesso, o projeto foi ampliado para os demais hospitais.

O trabalho é realizado por servidores do Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos (LIDD) da Coordenação de Identificação Humana e Perícias Biológicas (CIHPB). A técnica utilizada é a da identificação papiloscópica (impressões digitais) dos pacientes desconhecidos, que dão entrada em unidades de saúde sem documentos, sem acompanhantes e, em muitos casos, com o estado de saúde comprometido.

Para solicitar o trabalho, os hospitais enviam um ofício para a CIHPB, solicitando o procedimento em favor desse perfil de paciente. A partir do recebimento do ofício, é contado o prazo de sete dias para que a equipe vá realizar a coleta. Um servidor da Pefoce faz a coleta das impressões digitais e localiza dados sobre a pessoa. Com isso, torna-se mais fácil encontrar seus parentes e comunicá-los sobre a internação, estado de saúde e alta médica. Os hospitais que os peritos visitam com maior frequência são: o Instituto Doutor José Frota (IJF) e o Hospital Mental de Messejana devido às complexidades e elevadas demandas de pacientes.