Pefoce já emitiu mais de 475 mil carteiras de identidade na Capital e no Interior em 2018

12 de novembro de 2018 - 15:16 # # # #

 

 

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão responsável pelo registro e emissão das carteiras de identidade dos cidadãos em solo cearense, emitiu, apenas de janeiro a outubro deste ano, 475.616 mil carteiras de identidade. Destas, 352.409 mil carteiras de identidade foram emitidas na Capital e 150.207 mil, nos postos do Interior e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Durante todo o ano passado, a Pefoce emitiu 483,6 mil carteiras de identidade em todo o Estado. A previsão estimada pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) é de que 2018 supere 2017 no número de emissões.

Agendamento e comodidade

Desde o mês de março deste ano, os moradores de Fortaleza passaram a contar com a facilidade de agendar eletronicamente a ida aos postos do Vapt Vup para realizar a emissão da 1º ou 2ª via da carteira de identidade, a modalidade também foi levada para os postos Vapt Vupt de Sobral e Juazeiro do Norte. O agendamento eletrônico otimiza os atendimentos e garante mais comodidade para a população que procura pelo serviço nos postos de atendimentos. Em Fortaleza, os dois postos ficam situados nos bairros Antônio Bezerra e Messejana.

O solicitante deve realizar o agendamento no site http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento preencher seus dados pessoais, informar se pretende tirar a primeira ou segunda via da identidade e marcar o dia que deseja comparecer a uma unidade do Vapt Vupt. Após o atendimento, o RG fica pronto em cinco dias úteis e deverá ser retirado na própria sede do Vapt Vupt. Durante o agendamento virtual o site informa quais são os documentos necessários para levar no dia do atendimento.

 

Outros postos de emissão do RG

A CIHPB informa que em Fortaleza existem quatro postos de atendimento onde a população pode solicitar o documento. São eles: os Vapt Vupt do Antônio Bezerra e da Messejana, e a ‘Casa do Cidadão’ do Shopping Benfica e da Assembleia Legislativa do Estado. Já na Região Metropolitana e no interior, existem postos avançados de atendimento. Eles são localizados nos municípios de Aracati, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

Para solicitar a primeira ou segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar Certidão de Nascimento – para solteiros (original e xerox ou xerox autenticada). Já para as pessoas casadas, viúvas, divorciadas judicialmente ou divorciada, é preciso a apresentação da certidão de casamento original averbada e cópia ou cópia autenticada.

Se o atendimento for realizado na ‘Casa do Cidadão’, é necessário levar duas fotos 3×4, mas se for nos postos de atendimento dos Vapt Vupt, não precisa levar, o serviço é digitalizado. Para a retirada da primeira via da carteira de identidade é garantida a gratuidade, já a partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 47,33. O boleto para pagamento é possível ser retirado no link: http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG

 

Gratuidades

Para a emissão da segunda via, alguns grupos da sociedade ou pessoas em condições especiais são isentas de pagar a taxa. É garantida a isenção do pagamento da taxa da 2ª via aos reconhecidamente pobres – desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) –, desempregados – desde que estejam recebendo as parcelas do seguro-desemprego –, maiores de 60 anos e pessoas em situação de rua – por meio de declarações das assistências sociais do Estado ou Município –, e ao cidadão vítima de roubo comprovado com boletim de ocorrência e após instauração de inquérito policial para apurar o fato.

Em Fortaleza os locais para atendimento são:

Vapt-Vupt Antônio Bezerra: R. Demétrio Menezes, 3750. Tel: (85) 3207-1500 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Vapt-Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408. Tel: (85) 3218.5200 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão – Shopping Benfica: Av. Carapinima, 2200. Tel: 3101.2250 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa: Av. Pontes Vieira, 2119, esq. R. Barbosa de Freitas (Hall de entrada do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL). Tel: 3277.2782 ou 3277.2786 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.