Auxiliar de perícia da Coordenadoria de Identificação se forma no 1º Curso Tático Feminino e se destaca entre as melhores

18 de junho de 2018 - 16:50 # # # # #

Motivada pela coragem e vontade de conhecer e desafiar seus próprios limites, a mais nova ‘Atena’, nome dado às concludente do ‘1º Curso Tático Policial Feminino’ da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), a servidora da Perícia Forense do Estado de Ceará, Eveline de Sousa Lopes, realizou um sonho; o de aprimorar sua força, concentração e inteligência tática. Todo empenho e garra da auxiliar de perícia lhe garantiram um destaque no curso, finalizado na última quinta-feira, 14.

Com o total de 13 mulheres servidoras das Forças da Segurança atuantes no Estado; da Perícia Forense, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, Eveline de Sousa Lopes, única representante da Pefoce foi proeminente ao longo do curso, que teve um mês de duração. As participantes da formação foram submetidas a situações extremas físicas, psicológicas e emocionais tais quais soldados treinados para guerra. E, contrariando o que comumente se fala sobre a mulher ser o ‘sexo frágil’, não houve diferenciação do curso feminino para o masculino.

Habituada em sua rotina mais concentrada nas salas e laboratórios da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométrica (CIHPB), a auxiliar de perícia que desempenha a função de necro papiloscopista (identificação papiloscópica em cadáveres) confessou não saber o que lhe aguardava no curso, o que a motivou ainda mais. “O desejo maior era o aprendizado, a busca de novos horizontes e de me tornar uma Atena. Embora fosse um universo novo e misterioso, paulatinamente fui me adaptando e, mesmo com o corpo de alunas sendo integrado por pessoas de instituições diferentes, ali éramos um turno, uma família, uma só voz”, disse.

Por trinta dias juntas, de sol a sol, com treinos noturnos, nas alturas, de baixo d´água, com missão de salvamento e em diversas circunstâncias expostas à situações reais e conflituosas, o grupamento se viu cada vez mais aguerrido e forte com o passar dos dias. Em vez de competição e vaidade, união e empoderamento foi o alicerce para o resultado do curso. Foi a partir desse empenho, motivação e encorajamento de umas com as outras que ambas saíram mais destemidas e aptas a enfrentar múltiplas situações em atividade.

O treinamento foi ministrado por instrutores do Batalhão de Policiamento de Choque da PMCE; da Unidade Tático Operacional da Polícia Civil do Ceará (UTO) e do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), que são especialistas na área, e abordou diversos assuntos como: atendimento pré-hospitalar; técnicas operacionais policiais; noções de controle de distúrbios civis; defesa pessoal; direção veicular; tiro de combate; sobrevivência policial e rapel tático policial.

Presente na solenidade de encerramento do curso, o secretário da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, parabenizou as concludentes e destacou que a iniciativa é uma forma de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na segurança pública. Citando exemplo de outros países que possuem efetivo maior de mulheres e que elas se desempenham melhor a função de aproximação social e outras atividades, André Costa enfatizou que o investimento nessa formação é mais que justo e que as mulheres vão atuar onde elas querem. Se desejam desempenhar atividades mais árduas, irão. “Elas querendo realmente estar nas ruas, participar das missões mais difíceis, que demandam os conhecimentos mais exigentes e específicos, que elas tenham plena capacidade de cumprir com essas missões”, disse.

Deusa mitológica

As participantes do curso Tático Policial Feminino foram nomeadas ‘Atenas’ em homenagem a deusa da mitologia grega, filha de Zeus. Conhecida por ser a deusa da justiça, da sabedoria e das batalhas, Atena já nasceu vestida com uma armadura e com lança nas mãos para lutar. Segundo a história milenar da personagem, Atena jamais se casou ou teve romances para não abrir mão das guerras e batalhas que liderava. Porém, por ser mulher, não herdou o trono do seu pai. Ainda que inspiradas pela mitologia, hoje a história segue sendo reescrita. Diferentemente da deusa grega, nossas ‘Atenas’ de hoje executam diversas funções na sociedade e defendem a população em suas esferas de atuação na Segurança Pública como assim escolheram viver, agora, com suas habilidades afiadas. Mente, força, intuição, astúcia e agilidade em prol da Segurança Pública.

Tendo a experiência da formação como uma realização pessoal e profissional, Eveline de Sousa Lopes encoraja e motiva que outras servidoras da Pefoce participem da próxima edição do curso, para que cada vez mais mulheres mostrem suas habilidades. “O curso é para quem tem uma veia operacional, quem gosta de emoção e adrenalina. Quem tiver interesse em se aventurar terá a oportunidade de aprender novas técnicas, aperfeiçoar habilidades, tudo isso trabalhando em conjunto, como uma equipe”, recomenda.