Assessoria Biopsicossocial realiza palestra “Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual” para profissionais de segurança

8 de janeiro de 2018 - 21:00

Em continuidade às ações desenvolvidas em alusão ao “Janeiro Branco”, a Assessoria Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará, nesta terça e quarta-feira (09 e 10, respectivamente), um treinamento com o tema: “Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual”. A ação ocorrerá na sede da pasta, no bairro São Gerardo – Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04), das 8 às 12 horas, e terá como alvo, os profissionais que atuam na SSPDS e suas vinculadas – Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A capacitação integra o cronograma do mês de janeiro, que foi escolhido para representar a campanha voltada para os cuidados com a saúde mental. No âmbito da segurança pública, a Assessoria Biopsicossocial desenvolve, desde a semana passada, ações que iniciaram no interior do Estado, e que nesta semana terá como foco, os profissionais que atuam nas áreas sociais e de saúde das forças de segurança, em Fortaleza. “É um treinamento para falar sobre as questões relacionadas ao gênero. Isto porque, atualmente, este é um assunto muito debatido, mas que no fim das contas, as pessoas ainda são pouco esclarecidas. Então, receberemos esta iniciativa para que possamos lidar com os agentes, de forma que os profissionais sejam capacitados para o atendimento de ocorrências que estejam inseridas na temática”, destacou a psicóloga Rebeca Rangel.

Interior Norte
Na semana passada, durante os dias três e quatro de janeiro, foram realizadas palestras e ações de prevenção, na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). No primeiro dia do evento, participaram policiais civis da Região Norte do Ceará, que se dedicaram a debater assuntos pertinentes ao combate à ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio. No segundo dia, participaram peritos forenses, policiais e bombeiros militares. Ocorreram ainda, a distribuição de preservativos masculinos e femininos, campanhas educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e no combate ao uso de substâncias psicoativas; e palestras com o tema “Psicopatologias e o adoecimento do profissional de segurança pública”.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal da Saúde de Sobral, Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) de Sobral e Vigilância Sanitária do Município de Sobral.

Ainda durante as iniciativas efetuadas na região, a Assessoria Biopsicossocial da SSPDS realizou visitas aos Batalhões da PMCE e do CBMCE, ao Núcleo da Pefoce, a sede das Coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Aéreas (Ciopaer). Nas visitações, os profissionais especializados da Assessoria receberam as principais demandas dos agentes de segurança da região.