Ricardo Macêdo é agraciado com a Medalha Moreira da Rocha

28 de dezembro de 2017 - 11:00

O Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, foi agraciado com a Medalha Moreira da Rocha, na noite dessa quarta-feira (27), em evento comemorativo aos 91 anos da criação da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. O evento ocorreu no Bosque do Palácio da Abolição.

Outras 20 personalidades foram homenageadas, entre elas a vice-governadora, Izolda Cela; o desembargador, Teodoro Silva (representado no evento pelo tenente-coronel De Paula); o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima; o controlador geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Rodrigo Bona; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Sena.

A Medalha Moreira da Rocha é concedida desde 2005 a personalidades ou instituições que colaboram direta e indiretamente para o crescimento da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. Na oportunidade, o coronel Túlio Studart, chefe da Casa Militar, apresentou um balanço das atividades da Instituição, entre elas a segurança de autoridades governamentais, o acompanhamento de personalidades da iniciativa pública e privada que visitam o Ceará em missão institucional e o apoio ao governador Camilo Santana em assuntos de Segurança Pública. No evento, também foi concedida a Placa de Distinção Honorífica ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Gladyson Pontes.

A solenidade marcou ainda o encerramento de duas turmas do curso de segurança de autoridades. A vice-governadora, Izolda Cela, agradeceu nominalmente todos os militares que compõem a Casa Militar e que atuam diretamente em sua segurança.

Casa Militar do Governo

Criada pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, fixou a Força Pública do Estado para o exercício de 1927 e, através de seu artigo 5º, instituiu a Casa Militar da Presidência – composta de três oficiais do Regimento Policial. O mais graduado exercia a função de ajudante de ordens e os outros tinham como função comandar a Guarda do Palácio, sendo todos considerados oficiais do Estado – Maior.

Em 1953, através da lei 2.231 de 23 de dezembro de 1953, surgiu o Gabinete Militar do Governador, que constitui o órgão de um oficial superior combatente como chefe do Gabinete e um ajudante de ordens – que pode ser capitão ou oficial subalterno. A denominação Casa Militar do Governo surgiu com a Lei nº 6.085 de 8 de novembro de 1962. Atualmente, a Casa Militar está sob o comando do secretário-chefe, cel Túlio Studart.

Outras Informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce