I Semana Acadêmica na Pefoce encerra com arrecadação de 300 quilos de alimentos para Santa Casa de Misericórdia

10 de novembro de 2017 - 18:10

A Perícia Forense do Estado do Ceará concluiu, na tarde desta sexta-feira (10), a I Semana Acadêmica na Pefoce. Durante os últimos cinco dias, cerca de 150 estudantes universitários participaram de cinco palestras. No total, foram arrecadados 300 quilos de alimentos que serão doados para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, através da campanha AlimentAção, uma iniciativa da SSPDS e de suas vinculadas Perícia Forense (Pefoce), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em parceria com a Casa Cor Ceará.

A palestra “A importância da prova pericial no local de crime”, ministrada pelo Perito criminal e secretário-executivo da Pefoce, Átila  Einstein, encerrou o ciclo de atividades desenvolvidas durante esta semana. Na palestra, foi ressaltada a importância da preservação de um local de crime, além de aspectos do trabalho de um perito. O Perito Geral da Pefoce, Ricardo Macêdo, encerrou o evento agradecendo aos participantes pelos alimentos arrecadados. “Tenham a certeza que nós estamos sempre de portas abertas para receber cada um de vocês. Agradecemos a todos que se disponibilizaram conhecer mais do mundo que é a Pefoce, e, principalmente, agradecemos  pelos alimento doado. São ações como essas que nos mostram que estamos no caminho certo.” afirmou Ricardo Macedo.

alt

Durante o evento, os alunos dos cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, direito e psicologia de universidades de Fortaleza e do interior puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela Pefoce. Para a aluna Paloma Almeida, do curso de Farmácia da Fametro, o evento ajudou a conhecer mais sobre o trabalho da instituição. “A semana foi muito interessante, foi um ganho de conhecimento enorme para nós estudantes. Eu tinha uma vaga ideia, uma noção do que eu já havia lido sobre a Pefoce, mas depois da apresentação dos peritos, cada um falando da sua área de atuação e como é feito o trabalho, ficou mais fácil entender a importância da Pefoce. Esse é um projeto maravilhoso. Está de parabéns a instituição, o perito geral, por ter nos recebido tão bem e compartilhado conhecimento. Foi uma experiência incrível”, afirmou a estudante.

alt

Durante esta semana, os profissionais palestraram sobre temas variados de interesse do mundo acadêmico. Foram realizadas as palestras “A Perícia Médica Legal nos casos de violência sexual”, ministrada pelo médico legista Dr. Marcelo Borges Cavalcante; “Toxicologia Forense: novas drogas e seus efeitos no organismo”, ministrada pela perita legista Daniele Magalhães; “DNA Forense: desvendando o Crime”, que terá como professor o perito legista Júlio Torres; “A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres”, ministrada pelo perito criminal Francisco Fiúza de Menezes Júnior e pelo auxiliar de perícia Laerte Gonçalves Silva, além da palestra “A importância da prova pericial no local de crime”, lecionada pelo secretário-executivo da Pefoce, perito criminal Átila Einstein, realizada hoje.

Campanha AlimentAção

Uma iniciativa da SSPDS e de suas vinculadas Perícia Forense (Pefoce), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em parceria com a Casa Cor Ceará – que anualmente realiza ações solidárias em benefício da Santa Casa de Fortaleza. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela mostra de arquitetura decoração e paisagismo ganhou força com o engajamento dos profissionais da Segurança Pública cearense na causa. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às pessoas assistidas pela instituição de saúde.

Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.

Seja um doador

Para ser doador da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia. A partir disso, mensalmente, na descrição da conta, o doador notará o item “Doação – Santa Casa de Fortaleza” com o valor autorizado. As doações também podem ser feitas por meio das contas bancárias da Santa Casa, diretamente na Central de Doações, que fica no Hospital, ou pelo Aplicativo da Santa Casa, disponível gratuitamente para aparelhos de celular com sistema IOS ou Android.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce