Novas drogas e seus efeitos no organismo é tema na I Semana Acadêmica na Pefoce

7 de novembro de 2017 - 17:36

As novas drogas sintéticas e os seus efeitos no organismo humano foi o assunto abordado na tarde de hoje (07), na segunda palestra da I Semana Acadêmica na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), realizada até a próxima sexta-feira (10). O assunto foi debatido pelas peritas legistas  Danielle de Paula Magalhães e Laise dos Santos Pereira que fazem parte da Coordenadoria de Análise Laboratorial Forense (Calf) da Pefoce.

A palestra foi acompanhada por cerca de 50 estudantes universitários, sendo a maioria do curso de Farmácia. Foram abordadas as questões referente os tipos de drogas sintéticas mais comuns no Brasil, os métodos de identificá-las e os efeitos provocados por elas.

Sobre as palestrantes
Danielle de Paula Magalhães  é perita Legista na Perícia Forense do Estado do Ceará, Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Especialista em Atenção farmacêutica e farmácia clínica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), e Laise dos Santos Pereira é perita Legista na Perícia Forense do Estado do Ceará, Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestre em Patologia, também pela UFC.

Programação
Além da palestra ministrada hoje, outras três ainda serão realizadas. São elas: “DNA Forense: desvendando o Crime”, que terá como professor o perito legista Júlio Torres; “A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres”, ministrada pelo perito criminal Francisco Fiúza de Menezes Júnior e pelo auxiliar de perícia Laerte Gonçalves Silva, além da palestra “A importância da prova pericial no local de crime”, lecionada pelo secretário-executivo da Pefoce, perito criminal Átila Einstein. As palestras serão realizadas no período da tarde e terão duração de cerca de duas horas. Serão emitidas declarações de participação para os estudantes que comparecerem ao evento. Abaixo segue programação:

Quarta-feira (08) – DNA Forense: desvendando o Crime
Quinta-feira (09) – A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres
Sexta-feira (10) – A importância da prova pericial no local de crime

Campanha AlimentAção
Uma iniciativa da SSPDS e de suas vinculadas Perícia Forense (Pefoce), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em parceria com a Casa Cor Ceará – que anualmente realiza ações solidárias em benefício da Santa Casa de Fortaleza. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela mostra de arquitetura decoração e paisagismo ganhou força com o engajamento dos profissionais da Segurança Pública cearense na causa. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às pessoas assistidas pela instituição de saúde.

Santa Casa
A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.

Seja um doador
Para ser doador da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia. A partir disso, mensalmente, na descrição da conta, o doador notará o item “Doação – Santa Casa de Fortaleza” com o valor autorizado. As doações também podem ser feitas por meio das contas bancárias da Santa Casa, diretamente na Central de Doações, que fica no Hospital, ou pelo Aplicativo da Santa Casa, disponível gratuitamente para aparelhos de celular com sistema IOS ou Android.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce

Morgana Cruz Chaves

(85) 3101 8807