Palestra “A Perícia Médica Legal nos casos de violência sexual” abre a I Semana Acadêmica na Pefoce

6 de novembro de 2017 - 17:11

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciou na tarde desta segunda-feira (06) a I Semana Acadêmica. O evento deve ocorrer até a próxima sexta-feira (10). Ao todo serão ministradas cinco palestras de assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido pela Pefoce. A palestra foi ministrada pelo médico legista e supervisor do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Marcelo Borges Cavalcante. O médico explicou sobre o trabalho realizado pelo Namca e mostrou a rotina dos profissionais lotados no Núcleo.

Sobre o palestrante

Marcelo Borges Cavalcante possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Residência Médica em Ginecologia-Obstetrícia pela Universidade de Campinas-UNICAMP, Fellowship em Imunologia da Reprodução pela Finch University, Chicago Medical School/USA, mestrado em Toco-Ginecologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é médico legista e supervisor do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), médico ginecologista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, diretor do Centro de Reprodução Assistida do Ceará-CONCEPTUS e professor do curso de medicina da Universidade de Fortaleza-UNIFOR.

Namca

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce atende, desde janeiro de 2013, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Com sala própria (batizada como Sala Lilás) e separada dos outros setores de perícia e do possível contato com o agressor. o Namca oferece acolhimento humanizado às vítimas de violência e dispõe de decoração especial, brinquedoteca, ampla sala de espera e equipamentos especializados para a realização dos exames periciais. As necessidades especiais detectadas, durante o atendimento, são encaminhadas para o serviço assistencial hospitalar, psicossocial e jurídico.

Programação

Além da palestra ministrada hoje, outras quatro ainda serão realizadas. São elas: “Toxicologia Forense: novas drogas e seus efeitos no organismo”, ministrada pela perita legista Daniele Magalhães; “DNA Forense: desvendando o Crime”, que terá como professor o perito legista Júlio Torres; “A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres”, ministrada pelo perito criminal Francisco Fiúza de Menezes Júnior e pelo auxiliar de perícia Laerte Gonçalves Silva, além da palestra “A importância da prova pericial no local de crime”, lecionada pelo secretário-executivo da Pefoce, perito criminal Átila Einstein. As palestras serão realizadas no período da tarde e terão duração de cerca de duas horas. Serão emitidas declarações de participação para os estudantes que comparecerem ao evento. Abaixo segue programação:

Terça-feira (07) – Toxicologia Forense: novas drogas e seus efeitos no organismo
Quarta-feira (08) – DNA Forense: desvendando o Crime
Quinta-feira (09) – A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres
Sexta-feira (10) – A importância da prova pericial no local de crime

Campanha AlimentAção

alt

Uma iniciativa da SSPDS e de suas vinculadas Perícia Forense (Pefoce), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em parceria com a Casa Cor Ceará – que anualmente realiza ações solidárias em benefício da Santa Casa de Fortaleza. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela mostra de arquitetura decoração e paisagismo ganhou força com o engajamento dos profissionais da Segurança Pública cearense na causa. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às pessoas assistidas pela instituição de saúde.

Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.

Seja um doador

Para ser doador da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia. A partir disso, mensalmente, na descrição da conta, o doador notará o item “Doação – Santa Casa de Fortaleza” com o valor autorizado. As doações também podem ser feitas por meio das contas bancárias da Santa Casa, diretamente na Central de Doações, que fica no Hospital, ou pelo Aplicativo da Santa Casa, disponível gratuitamente para aparelhos de celular com sistema IOS ou Android.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce