Pefoce realiza palestra “Balística aplicada ao local de crime”

1 de novembro de 2017 - 15:00

A Perícia Forense do Estado do Ceará realizou, durante a manhã desta quarta-feira (01), a palestra “Balística aplicada ao local de crime” ministrada pelo perito criminal de Minas Gerais, João Bosco Silvino Júnior. O evento ocorreu no auditório da sede da Pefoce e contou com a participação de cerca de 65 profissionais da instituição, das Polícias Civil e Federal, além de servidores da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

alt alt

No evento, foi apresentado o conteúdo de balística Forense e como pode ser empregado pelos peritos ainda no local de crime, trazendo informações antes mesmo dos materiais serem encaminhamos aos laboratórios de balística. Para o palestrante, é importante que os peritos de locais de crimes conheçam tanto de balística quanto os peritos que trabalham nos laboratórios, “Os conhecimentos nesta área podem ser extremamente úteis no próprio local de crime, enquanto são realizados os primeiros levantamento”, afirmou João Bosco. O perito criminal ressaltou ainda a importância da integração entre os profissionais de segurança do país. “Estou muito honrado em conhecer os profissionais do Ceará e compartilhar conhecimento. Essa integração é salutar.” disse.

Sobre o palestrante

João Bosco Silvino Júnior possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Engenharia Elétrica, também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor titular da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e Perito Criminal da Polícia Civil de Minas Gerais. Também atua como professor da disciplina Introdução à Criminalística do Curso de Pós-Graduação em Advocacia Criminal da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais e da disciplina Introdução à Criminalística e Toxicologia Social do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais. Também é conteudista do curso “Relatório de Local de Crime”, disciplina componente da grade de Ensino À Distância (EAD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública. É palestrante em diversos eventos científicos de Criminalística.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce