Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce recebe certificação internacional de qualidade

26 de outubro de 2017 - 12:42

O Núcleo de Perícia em DNA Forense da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu certificação do controle de qualidade externo do Grupo Iberoamericano de Trabalho em Análise de DNA – GITAD. Esta é a décima certificação, desde 2007 o núcleo é certificado pelos trabalhos desenvolvidos. Os grandes laboratórios de análise de DNA Forense de diversos países participam do programa. A certificação atesta a qualidade dos resultados das perícias do Núcleo de DNA da Perícia Forense do Ceará.

Servidores capacitados desenvolvem o trabalho no Núcleo

Para conceder o certificado anualmente, o Gitad encaminha cinco amostras de material para os laboratórios examinarem a presença ou não de perfis genéticos, utilizando marcadores autossômicos e marcadores do cromossômico Y. Também é aplicado um exercício teórico de estatística forense. Os laboratórios têm um no prazo de 30 dias para envio dos resultados.

A certificação garante o alto padrão de qualidade do núcleo de DNA forense, que precisa também ter equipamentos modernos, peritos qualificados, e estrutura adequada. Desde 2007, o Núcleo da Pefoce recebe a certificação, tornando-se referência nacional e ficando entre os melhores do país. Os laboratórios que comentem algum erro podem perder a autorização de alimentar o Banco de Dados de Perfis Genéticos do país. A alimentação do banco de dados é feita com o programa Codis (Sistema Combinado de Índices de DNA), desenvolvido pelo FBI, a polícia federal americana.

“O controle de qualidade anual, cuja organização é feita pela Universidade de Granada, na Espanha, é respeitado em todo o mundo. Desde o ano de 2007, o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce do Ceará participa do Gitad, sendo congratulado em todos os anos, o que o coloca entre os melhores laboratórios de DNA do mundo. Este controle é de suma importância, pois a tecnologia do DNA Forense está em constante evolução e os laboratórios têm que ter seus procedimentos técnicos atualizados e pessoal capacitado para acompanhar a dinâmica dos processos”, destacou Júlio Torres, supervisor do Núcleo.

Núcleo de Perícia em DNA Forense

O Núcleo iniciou suas atividades no ano de 2007 e conta com uma equipe multidisciplinar formada por sete peritos, graduados nas áreas biológicas e da saúde com especialização e mestrado em genética forense. O Núcleo atende a toda a população Cearense em casos de análise de DNA de crimes sexuais, identificação de cadáveres e análise de amostras coletadas em cena de crime. Os laudos formam parte de inquéritos policiais e tem sido de extrema importância para a resolução de diversos crimes em nosso Estado.

Gitad

O Gitad (Grupo Iberoamericano de Trabajo em Análisis de DNA) foi criado no ano de 1997 pelos pesquisadores José Antônio Acosta Lorente e Juan Carlos Alvarez Merino, professores do Departamento de Medicina Legal da Universidade de Granada, para reunir os países da América Latina e também da Península Ibérica, como Espanha e Portugal, e coordenar a comunicação, partilha de conhecimentos técnicos, experiências e programas de qualidade dos membros, analisando as principais necessidades e problemas e estabelecendo um conjunto de diretrizes de desempenho nas análises em DNA.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce