Pefoce e Aesp realizam curso de Entomologia Forense para servidores

24 de outubro de 2017 - 12:29

A Perícia Forense (Pefoce) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) do Estado do Ceará realizam, durante esta semana, o curso Entomologia Forense: Aplicações às Perícias Criminal e Médico-Legal, voltado para servidores da Pefoce. O curso é ministrado por Valdeana Linard, mestre em entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O curso tem duração de 20 horas-aula e é realizado dos dias 23 a 27 deste mês, das 18 às 22 horas, no auditório da Pefoce. Cerca de 28 servidores estão sendo capacitados no curso que tem como objetivo desenvolver uma ação educacional de natureza técnico-operacional aperfeiçoado para, prioritariamente, levar a compreensão, em linhas gerais, a aplicabilidade e os procedimentos necessários voltados aos conhecimentos e aplicabilidades da Entomologia Forense como ferramenta na cronotanatognose, bem como possíveis associações com outras subáreas da perícia criminal.

Na noite dessa segunda-feira (23), foi realizada a abertura do curso, com a participação do Perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, que reforçou a importância da realização do evento para a qualificação dos servidores da Pefoce. “Estamos empenhados em buscar sempre a qualificação dos nossos servidores. Com profissionais bem formados e treinados, teremos um trabalho eficiente e de qualidade”, afirmou Ricardo Macêdo.

Sobre a Entomologia forense

É a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. A entomologia forense é mais comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta.

Sobre o palestrante

Valdeana Linard é entomóloga forense vinculada ao Núcleo de Tanatologia Forense (Coordenadoria de Medicina Legal) da Perícia Forense do Ceará. Cronotanatologista, Mestre em entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2006), graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Tutora da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará. Atua como cronotanatologista, com ênfase em perinecrópsia de cadáveres putrefeitos e ossadas, e entomologia forense.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da Pefoce