Pefoce recebe doação de brinquedos para crianças atendidas pelo Namca

9 de outubro de 2017 - 16:20

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu no início da tarde desta segunda-feira (09) um grupo de alunos do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá (Fas) que doou cerca de cem brinquedos que serão destinados para as crianças atendidas pelo Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

O grupo, formado por cinco estudantes e duas funcionárias da Faculdade, veio à sede da Pefoce onde se encontrou com o Perito Geral, Ricardo Macêdo, e o Coordenador da Comel, Hugo Leandro, e fez a entrega dos donativos. “Ficamos bastante honrados com a visita dos alunos e com a contribuição deles para a nossa instituição. Vê-los sensibilizados e se importando com nosso trabalho é gratificante. Aqui, agradeço em nome de todos que fazem a Pefoce pela valorosa contribuição.”, afirmou Ricardo Macêdo.

Já o coordenador da Comel, Hugo Leandro, agradeceu em especial a pequena Ágatha Freitas Bott Paixão, de sete anos, filha de dois alunos da faculdade e principal doadora dos brinquedos que veio junto com a mãe, Anadjena Bott, fazer a entrega. “Ágatha, a Pefoce agradece a sua doação. Seus brinquedos farão várias outras crianças tão felizes quanto você”, afirmou Hugo. Já Ágatha, toda sorridente, falou que se sentiu especial em poder ajudar outras crianças. A pequena, de cabelos longos, confidenciou ainda que está deixando o cabelo crescer para doar para crianças que estão em tratamento contra o câncer.

alt

A ação de arrecadação dos brinquedos partiu do aluno do quarto semestre, Renan Bezerra, após uma visita técnica à sede da Pefoce ocorrida ano passado. Em menos de um mês, os alunos se mobilizaram e arrecadaram os brinquedos doados. Durante a visita, a coordenadora do curso de Direito, Marlene Pinheiro, afirmou que a Faculdade Ari de Sá pode se tornar o um posto permanente de arrecadação de brinquedos. “Nós estamos abertos a contribuir e receber os brinquedos que poderão ser doados para o Namca”, disse Marlene.

Namca

O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce atende, desde janeiro de 2013, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Com sala própria (batizada como Sala Lilás) e separada dos outros setores de perícia e do possível contato com o agressor. o Namca oferece acolhimento humanizado às vítimas de violência e dispõe de decoração especial, brinquedoteca, ampla sala de espera e equipamentos especializados para a realização dos exames periciais. As necessidades especiais detectadas, durante o atendimento, são encaminhadas para o serviço assistencial hospitalar, psicossocial e jurídico.

alt

Fonte: