Pefoce/CE recebe visita do diretor do Instituto Nacional de Identificação da PF

5 de setembro de 2017 - 16:32

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi visitada na tarde desta terça-feira (05) pelo Diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, Brasílio Caldeira Brant, que veio conhecer a estrutura da Pefoce e o trabalho desenvolvido por seus servidores. Caldeira veio acompanhado do Chefe da Divisão de Identificação do INI, Judenir Elias; da delegada regional executiva da Polícia Federal no Ceará, Vanessa Gonçalves Leite de Souza; e da Chefe do setor de identificação da Superintendência da PF/CE, Ranna Allen.

A visita guiada pelo principal prédio da Pefoce foi conduzida pelo Perito Geral, Ricardo Macêdo, e pelo Coordenador de Identificação Humana e Perícia Biométrica (CIHPB), Rômulo de Oliveira Lima. “Essa visita e troca de experiência é muito importante para nós. Assim conseguimos repassar o que realizamos diariamente, além de adquirir novos conhecimentos que podem ser implantados em nosso trabalho diário”, afirmou Ricardo Macêdo.

O grupo conheceu as Coordenadorias de Medicina Legal (Comel), de Perícia Criminal (Copec) e de Análise Laboratorial Forense (Calf) e o trabalho desenvolvidos em cada uma delas. “Estou impressionado com a estrutura que encontramos aqui. Este é o padrão que deveríamos ter em todo o país. Fico feliz por encontrar algo tão moderno”, afirmou Brasílio Caldeira.

alt

Entre os assuntos da visita, está a unificação do banco de dados criminal da Pefoce com o da Polícia Federal por meio do AFIS (Automated Fingerprint Identification System ) Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais. O sistema é similar ao usado pela Interpol e unificará dados das Polícias Civil e Federal de todos os estados brasileiros. O funcionamento é em rede, interligando toda polícia em tempo real.

alt

AFIS
O AFIS, como é conhecido internacionalmente, une a papiloscopia à informática, de forma a agilizar o processo de identificação. O sistema instalado no Departamento de Polícia Federal destina-se à identificação criminal e civil. O programa foi desenvolvido ao longo de três anos e é similar ao utilizado pela Interpol e pelas polícias da Inglaterra, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Perícia Forense do Ceará

Morgana Cruz Chaves

(85) 987730295