Universitários da Maurício de Nassau iniciam programa de estágio supervisionado na SSPDS e suas vinculadas

23 de agosto de 2017 - 15:32

Um evento, nesta terça-feira (22), foi realizado no auditório da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, no Centro de Fortaleza, para marcar o acolhimento dos universitários da Faculdade Maurício de Nassau, que realizarão estágios supervisionados na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e também de suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública. Estiveram presentes, o secretário da SSPDS, André Costa; os delegados geral e adjunto, Everardo Lima e Marcus Rattacaso, respectivamente; o perito geral, Ricardo Macedo; e a psicóloga do Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS, Rebeca Rangel.

Cerca de 150 estagiários dos cursos de psicologia, serviço social, biomedicina, farmácia e fisioterapia, que integram o Termo de Cooperação assinado entre a pasta da Segurança e a instituição de Ensino Superior, conheceram toda a estrutura da Forças de Segurança do Ceará e os organogramas de cada instituição. Em sua fala, André Costa citou a necessidade de inserir a pesquisa acadêmica no âmbito da Segurança Pública. “Eu estive em Medellin, na Colômbia, que é uma cidade muito semelhante, em termos populacionais, a Fortaleza. Durante muito tempo, foram registrados altos índices de violência, que só conseguiram ser reduzidos após a adoção de algumas medidas. Entre elas, a inserção das universidades no Sistema de Segurança Pública. Não queremos tomar decisões sozinhos, de forma isolada. Precisamos do conhecimento de vocês”, disse o gestor da pasta, que também destacou a necessidade de tomar decisões extraordinárias em prol de resultados diferentes. “Não venceremos os problemas da segurança pública apenas com a atuação da Polícia. Por isso, quero dar as boas vindas a todos e dizer que a troca e a soma de experiências serão muito enriquecedoras para todos”, finalizou André Costa, com palmas de todos os presentes.

Durante o evento, a psicóloga Rebeca Rangel ressaltou que a iniciativa de abrir as portas dos órgãos do Sistema de Segurança para as instituições de ensino foi uma forma adotada pelo secretário André Costa, no intuito também de aproximar os profissionais e a população. Consequentemente, esta proximidade causa a desconstrução de uma visão equivocada sobre os homens e mulheres, que atuam nas instituições envolvidas. “O estágio é uma fase de aprendizado, uma via de mão dupla de conhecimentos. Desejo que esta experiência marque um novo começa na vida de todos”, finalizou.

Fonte: SSPDS