Iniciada na Pericia Forense o Acompanhamento Biopsicossocial da Sspds

27 de julho de 2017 - 17:16

O Centro Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou uma apresentação do serviço de atendimento psicólogo e assistência social para servidores e colaboradores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O encontro foi realizado na tarde, dessa quarta-feira (26), na sede da instituição, na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Moura Brasil. A reunião foi acompanhada pelo secretário da Segurança Pública, André Costa, e pelo perito geral Ricardo Macêdo. O encontro serviu também para partilhar experiências do cotidiano dos profissionais da segurança pública.

O serviço de atendimento psicólogo e assistência social é destinado aos servidores da Segurança Pública do Ceará, que incluem as vinculadas Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O trabalho desenvolvido pelo setor iniciou este ano como forma de integrar e ampliar o serviço de atendimento aos agentes de segurança. O projeto piloto de sensibilizaçãoestá sendo realizado com o corpo de funcionários da Pefoce, como explica a psicóloga, Rebeca Rangel. “Desde início de maio, realizamos atendimentos, visitas institucionais e domiciliares, agora chegamos à fase de sensibilização por meio de um processo de acompanhamento, elaboração de palestras e rodas de conversa. Esse primeiro momento é também de reflexão, sobre o que significa pertencer ao órgão”, pontua.

O corpo de funcionário da Pefoce é constituído por peritos médicos legistas, peritos legistas, peritos criminais, peritos criminais adjuntos, auxiliares de perícia e terceirizados (motoristas, serviços gerais e outros colaboradores). O primeiro encontro entre o setor e o público da vinculada colaborou para o compartilhamento de conhecimento dos profissionais da segurança pública e a relação deles com o dia a dia do trabalho. Durante o encontro, uma pesquisa de clima, feita de forma anônima e sigilosa, capturou informações pessoais dos participantes com o objetivo de mapear as percepções do ambiente de trabalho e da vida pessoal deles.

Os encontros organizados pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do Centro Biopsicossocial da SSPDS serão estendidos para todas as vinculadas, com foco na apresentação do trabalho desenvolvido pelo setor e no estreitamento da relação entre a instituição e o servidor. O setor aguarda a chegada de estagiários da área da saúde para acompanhar os profissionais das vinculadas.

Fonte: SSPDS