Secretário André Costa participa de 7° Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública

21 de junho de 2017 - 09:00

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participa da 7° edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nessa terça (20) e quarta-feira (21). Além do gestor da SSPDS, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Everardo Lima, e o perito geral da Perícia Forense, Ricardo Macedo, também participam do evento. O Fórum, que reúne os titulares das pastas responsáveis pela Segurança Pública nos 27 estados mais o Distrito Federal, além de representantes do Poder Judiciário, das Polícias Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Criminal, e empreendedores do setor, trata de temas de interesse de todas as unidades federativas.

Neste primeiro dia de evento, foram abordadas as pautas referentes ao Plano Nacional de Segurança Pública, que trata da integração, coordenação e cooperação entre Governo Federal, Estados e sociedade. Estão presentes no evento representantes do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), integrantes dos Conselhos Nacionais da Perícia Forense (CNPC), de Comandantes Gerais (CNCG) e dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). “A principal pauta da reunião, que reforça o que vem sendo dito pelo governador Camilo Santana, é cobrarmos da União uma proposta de emenda constitucional, que destinará um orçamento mínimo a Segurança Pública dos estados brasileiros. Como é o caso do que já ocorre em outras áreas, como Saúde e Educação”, destacou André Costa.

No segundo dia de encontro, cada entidade que participa do Fórum apresentará as propostas de melhorias para o Plano e a Política Nacional de Segurança Pública, de forma que sejam traçadas iniciativas, que contribuirão para no âmbito da Segurança de todo o território nacional. O segundo dia do evento também contará com a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim.

Fonte: SSPDS