SSPDS20Anos: Secretaria e suas vinculadas promovem atividades em alusão à Semana da Segurança Pública do Ceará

13 de maio de 2017 - 09:00

A Secretária da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) prepara diversas atividades especiais em alusão à Semana da Segurança Pública do Ceará, que celebra o aniversário de 20 anos da pasta. As festividades contemplam também as datas comemorativas da Polícia Civil (209 anos), da Polícia Militar (182 anos) e da Academia Estadual de Segurança Pública (seis anos). As vinculadas Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) reforçam as ações da Semana, que acontece entre os dias 16 a 24 de maio.

A programação tem início, na próxima terça-feira (16), às 8 horas, com a cerimônia de hasteamento simultâneo das bandeiras oficiais do Brasil e do Ceará, na sede da SSPDS, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Superintendência da Polícia Civil, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Para aproximar a população ao trabalho diário dos agentes que fazem a Segurança Pública do Estado, a partir das 14 horas, nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, será aberta uma exposição com apresentação do histórico das vinculadas, além de equipamentos e viaturas utilizadas pelos profissionais do Sistema de Segurança. A grande atração da exposição será a presença de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, que dão apoio aéreo às operações policiais em todo o Estado, além de realizar salvamentos e resgates. A exposição segue até o dia 24 de maio.

Entre os dias 16 e 23, exceto nos finais de semana, haverá apresentação das bandas de música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em seis terminais de ônibus da cidade. As exibições acontecem sempre às 18 horas. Confira os locais de cada apresentação: (16/05) Conjunto Ceará, (17) Messejana, (18) Siqueira, (19) Parangaba, (22) Papicu e (23) Antônio Bezerra.

Para os servidores os amantes do esporte, será realizado um torneio entre times de futebol com integrantes da segurança pública. As Areninhas da Prefeitura de Fortaleza serão os palcos das disputas entre as equipes. A abertura do torneio acontece na quarta (17), às 18 horas, em local a ser definido. A grande final será realizada no sábado (20), a partir das 8 horas, em uma Areninha a ser definida.

Passeio Ciclístico

Para quem curte andar de bicicleta, a programação da Semana da Segurança Pública vai contar também com um passeio ciclístico, aberto ao público, com um percurso de 10 quilômetros. O passeio vai partir da sede da SSPDS, na Bezerra de Menezes, e inclui passagens pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (Centro), Superintendência da Polícia Civil (Centro), Pefoce (Moura Brasil), Núcleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (Moura Brasil), Quartel Central dos Bombeiros e encerrando na SSPDS. A concentração está marcada para as 7 horas, do dia 21 de maio (domingo), com a largada às 8 horas.

Os interessados em participar precisam preencher o formulário de participação AQUI. Durante o preenchimento do formulário, será solicitado ao participante que escolha o local da entrega de uma lata ou dois pacotes de leite em pó, que serão doados para uma instituição de caridade. A entrega das doações será feita nos dias 19 e 20, respectivamente, quarta e quinta-feira, das 9 às 16 horas. O participante que não tiver bicicleta própria poderá alugar o equipamento no dia.

Concurso de redação e fotografia

Ainda dentro da programação, a pasta promove dois concursos culturais – de redação e de fotografia – que objetivam aproximar as pessoas das comemorações de aniversário. As competições, que são destinadas aos alunos do colégio do Corpo de Bombeiros, dos dois colégios da Polícia Militar e às pessoas que trabalham na SSPDS e em suas vinculadas, pretendem mostrar as ideias dos alunos sobre como eles podem contribuir para a segurança pública cearense e o olhar dos profissionais em relação ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado.

O concurso de redação tem como tema “Como contribuir para um Ceará mais pacífico?” e o de fotografia usa a hashtag #ASegurançaSomosNós. Os temas não foram escolhidos por acaso. As competições foram pensadas como parte das comemorações do aniversário da SSPDS, para premiar os participantes que são pessoas que ajudam a fazer da pasta um órgão prestador de serviço a todos os moradores e visitantes do Ceará, além de fomentar nos estudantes o interesse em contribuir para uma sociedade de paz. Os concursos de Redação e Fotografia estão inseridos na programação da Semana da Segurança. Ambos os resultados serão anunciados durante solenidade, em alusão aos 20 anos da SSPDS, a ser realizada no Palácio da Abolição, no dia 19 de maio, às 9 horas, com entrega das premiações.

Acesse Edital do concurso de fotografia

Acesse Edital do concurso de redação –
Nº 1 – Abertura

Acesse Edital do concurso de redação – Nº 2 – Retificação

Formulário de inscrição – ALUNO (A)

Formulário de inscrição – ESCOLA


Outros eventos

Outros eventos que fazem parte da Semana de Segurança Pública estão previstos para acontecer paralelamente nas sedes de cada vinculada. Pela Polícia Militar, acontecem o torneio de tiro (Eusébio) e campeonato de xadrez (Náutico), no dia 18, e o evento Talentos da Segurança Pública, na Beira Mar, no dia seguinte. No dia 23, acontece uma cerimônia de premiação do destaque da PMCE e homenagem aos familiares dos policiais falecidos em 2017, no Quartel do Comando Geral (QCG). No dia 24, a programação encerra com uma solenidade cívico-militar, também no QCG.

Na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), será realizada uma solenidade em comemoração ao aniversário do órgão e de entrega de medalhas, no dia 18. Em evento similar, na Superintendência da Polícia Civil, acontece a comemoração pelos 209 anos da PCCE, entrega de medalhas e a inclusão de fotos dos delegados Luís Carlos Dantas e Andrade Júnior na galeria dos ex-delegados gerais, no dia 22.

Novas viaturas

Durante a Semana da Segurança Pública, o governador Camilo Santana irá entregar 305 novas viaturas para as Polícias Civil (65) e Militar (240). Os veículos adquiridos foram adesivados com um novo layout padrão do Governo do Estado.

Fonte: SSPDS