Perfil do Perito Geral

18 de março de 2017 - 15:00

Ricardo Antonio Macêdo Lima

Ricardo Antonio Macêdo Lima, filho de José Moreira Lima e Yvonne de Macêdo Lima, nascido em 05 de fevereiro de 1958, no Município do Crato, no Ceará. É casado com Micheline Beeker Macêdo Lima e pai de André Mousinho Macêdo Lima, Andressa Mousinho Macêdo Lima, Larissa Becker Macêdo Lima, Letícia Becker Macêdo Lima e Lorenna Becker Macêdo Lima.

Ricardo Antonio Macêdo Lima é advogado inscrito na OAB/CE n°5470, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia Aplicada (ESTA) – Faculdade João Calvino. Ingressou na Polícia Civil do Estado do Ceará, como auxiliar de perícia, no ano de 1981. Foi diretor do Departamento Técnico Científico e do antigo Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Ceará, e Chefe de Gabinete do Secretário de Segurança Pública. Também atuou como assessor do Secretário de Governo e do Secretário de Justiça do Estado do Ceará, bem como da Vice–Presidência e Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, além de ter experiência como assessor parlamentar da Câmara Federal. Foi Procurador Adjunto da Procuradoria do Município de Caucaia e Secretário Chefe do Gabinete da Prefeitura de Caucaia. Exerceu o cargo de Perito Geral Adjunto de julho de 2016 até março deste ano, quando tomou posse como Perito Geral do Ceará.

É membro da Academia Ibero-americana de Criminalística e Estudos Forenses (AICEF) e do Conselho Nacional de Perícia Criminal (CNPC).