Perito criminal Ricardo Macêdo assume a Perícia Forense do Ceará

14 de março de 2017 - 08:00

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) tem agora um novo Perito Geral. O advogado e perito criminalde classe especial Ricardo Antonio Macêdo Lima, que exercia anteriormente função de Perito Geral Adjunto, assume a titularidade do órgão, que era chefiado desde a sua criação em 2008 pelo médico, com especialização em Medicina Legal, Traumatologia e Ortopedia, Fisiatria e Reabilitação e Medicina do Trabalho, Maximiano Leite Barbosa Chaves.

Maximiano Leite Barbosa Chaves coordenou o processo de modernização da Perícia e a interiorização do órgão para o Interior do Ceará, que hoje conta com seis núcleos – em Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá – e tem mais um em fase de construção em Russas. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), uma das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é hoje uma das mais avançadas do País.

Durante a gestão do médico Maximiano Chaves, o Estado do Ceará passou a contar com um órgão técnico-científico independente, deixando de ser subordinado à Polícia Civil, tendo autonomia técnica, patrimonial e administrativo-financeira, o que resultou em maior tranquilidade para a execução das atividades periciais. As atividades de perícia criminal e médico-legal passaram a ser executadas 24 horas por dia com reais condições físicas e estruturas modernas.

Maximiano Leite Barbosa Chaves, antes de ser titular da Pefoce, exerceu o cargo de vice-diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Fortaleza, foi diretor do Serviço de Traumatologia e Ortopedia do Instituto Dr. José Frota, diretor administrativo da Clinica Godoy Moreira, chefe do Serviço de Traumatologia e Ortopedia da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional do Ceará, Membro do Conselho Fiscal da Unimed, presidente fundador da Cooperativa dos Médicos Traumato-ortopedista do Estado do Ceará, presidente fundador da Cooperativa dos Médicos Legistas do Estado do Ceará, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Legal Regional Ceará, diretor Técnico Científico da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.

Ricardo Macêdo

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Ricardo Macêdo ingressou na Polícia Civil do Estado do Ceará em 1981, no cargo de auxiliar de perícia. À época, formou-se na então Academia de Policia Civil do Estado do Ceará – APOC. Foi diretor do antigo Instituto de Criminalística da Policia Civil do Ceará, durante a gestão Tasso Jereissati. Exerceu o cargo de Perito Geral Adjunto até ser conduzido ao cargo de Perito Geral, em março deste ano.

Fonte: SSPDS