Perícia Forense conclui projeto de digitalização e reduz pendência de laudos

3 de outubro de 2016 - 08:24

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), concluiu o projeto de digitalização de seus laudos periciais. A iniciativa possibilitará o início do envio desse tipo de documento para as autoridades competentes via Sistema de Informação Policial 3W (SIP3W) com Certificação Digital. Este novo processo dará celeridade ao envio dos resultados periciais para a autoridade solicitante, extinguirá a necessidade de envio de viaturas para coleta e entrega de laudos, além de possibilitar a economia de impressões e papel.

Todos os médicos peritos legistas, peritos criminais e peritos legistas passaram a ter certificação digital. Os laudos estarão disponíveis no SIP3W, após concluídos e assinados digitalmente, ficando disponível para a autoridade competente anexá-lo ao processo a que se destina. A conclusão da iniciativa foi apresentada, hoje (30), na sede da Pefoce, pelo Perito Geral Maximiano Chaves, para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; o secretário adjunto da SSPDS, Cel PM Lauro Prado; o secretário executivo da Segurança, Raulfilio Vidal; o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM Heraldo Pacheco; e diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Cel. PM Herlínio Dutra.

Na ocasião, foi informado aos presentes que diversos setores da Perícia Forense estão com pendências zeradas no tocante a laudos. Entre as áreas da Pefoce que conseguiram acabar com demandas de laudos estão a Medicina Legal, Toxicologia, Engenharia Legal, entre outros. Foram mostrados gráficos evolutivos da Produção de Perícias e Gráfico da Redução de Pendências. O reforço no quadro de servidores do órgão com a posse de 108 novos profissionais entre médicos peritos legistas, peritos criminais, peritos legistas e auxiliares de perícia, no dia 08 de julho último, possibilitou que os laudos pendentes fossem liquidados. 

Fonte: SSPDS