Perícia Forense adere “Setembro Verde” – Mês De Incentivo a doação de órgãos

21 de setembro de 2016 - 09:18

Fachada da Pefoce, com iluminação esverdeada em referência ao “Setembro Verde”

Os transplantes de órgãos e tecidos humanos são responsáveis pelo retorno à esperança de qualidade de vida para vários cidadãos cearenses, que podem retomar a rotina familiar e profissional.

Não são raros os casos de vítimas de morte violenta (v.g., homicídios, suicídios e acidentes), que aportam para avaliação pelo médico perito legista, cujos familiares/responsáveis legais autorizaram a captação de múltiplos órgãos, após o diagnóstico de morte encefálica (nos termos da resolução específica do Conselho Federal de Medicina, que trata do tema). Tais órgãos são a única possibilidade de sobrevivência para diversos enfermos, em situação terminal de suas doenças, a exemplo de doentes do coração, fígado, pulmões, rins, dentre tantos.

Acrescenta-se, ainda, a possibilidade de recuperação da visão, nos casos de cegueira reversível, por meio do transplante de córneas. Este, é a única esperança de visão para diversos portadores de doenças oftalmológicas que aguardam, em fila de espera, na esperança de voltarem ou começarem a ver.

A Perícia Forense, em um sentido de responsabilidade social, vem aderindo as campanhas cearenses que visam proporcionar maior conforto a cidadãos que, de outra forma, não poderiam retomar suas atividades corriqueiras de estudo e labor.

Duas são as formas de participação da Pefoce a fim de reduzir as angustiantes “filas do transplante”:

1) Realização de necropsias no centro cirúrgico do maior hospital de trauma e emergência do Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF): os médicos peritos realizam a avaliação tanatológica na sala cirúrgica; agilizando a liberação do corpo para familiares, que autorizaram o procedimento, evitando a ida ao necrotério, além de promover a entrega da Declaração de Óbito, ainda no nosocômio. No período de janeiro a agosto de 2016, os legistas da Coordenadoria de Medicina Legal deram celeridade ao procedimento pericial que resultaram na captação em 12 doadores de múltiplos órgãos (coração, rins, fígados, dentre outros);

2)  Captação de córneas no necrotério da Pefoce: mais de 200 córneas captadas até setembro deste ano, após autorização do responsável legal, permitindo que centenas de cearenses pudessem ver.

Celebrando tão exitosas ações, neste mês de setembro, a fachada da Pefoce, em Fortaleza, foi adornada com destacada iluminação verde, remetendo a campanha “Setembro  Verde – Mês de estímulo a doação de órgãos”,  a fim de lembrar, aos cidadãos cearense, a importância de doar órgãos e salvar vidas. Em reconhecimento ao trabalho, no dia 19 de agosto, o Banco de Olhos e a Central de Transplantes do Estado realizaram homenagem, no auditório da Pefoce, a servidores da instituição ao Perito Geral – Dr. Maximiano Chaves – e ao Coordenador de Medicina legal – Dr. Renato Evando.

Fonte: Coordenadoria de Medicina Legal da Perícia Forense