Pefoce ajuda a identificar pacientes que dão entrada em hospitais sem portar documentos

28 de abril de 2016 - 11:27

Pacientes que chegam às unidades de Saúde de Fortaleza sem documentos ou sem contato da família podem ser identificados pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que coleta a digital de pessoas vivas ou mortas em qualquer lugar. Com um equipamento portátil chamado Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), as digitais de pacientes ou falecidos são coletadas e em poucas horas informações como os nomes dos pais, endereço, telefone e até a ficha criminal são reveladas. 

A Pefoce atualmente possui um convênio com o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSM). A meta é estender o trabalho a todas as unidades hospitalares públicas de Fortaleza. Esse serviço, que vem sendo realizado com mais frequência desde o início do ano, tem ajudado a localizar as famílias de pacientes que dão entrada nos hospitais sem documentos e sem o contato de parentes. Antes desse serviço, alguns enfermos ficavam ocupando leitos durante meses, mesmo depois de receberem alta, pois não tinham para onde ir. 

Em 2016, o IJF já recebeu 58 pessoas sem identificação. Com o serviço realizado pela Perícia, hoje não existe mais nenhum paciente sem estar identificado. Quando as pessoas chegam sem documentos, o serviço social entra em contato com a Pefoce e em 90% dos casos a impressão digital ajuda a encontrar algum familiar. 
“A gente faz a procura inicial pela digital do paciente e se não for encontrada, as dez digitais dos dez dedos são coletadas e cadastradas no nosso banco de dados para futuras comparações, no caso de registro de desaparecimento”, informa Humberto Quezado, perito da Coordenadoria de Identificação Humana da Pefoce.  




Fonte: SSPDS