Pefoce conclui laudo sobre desabamento de obra na Raul Barbosa

15 de abril de 2016 - 12:57

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluiu o laudo técnico que aponta as causas do desabamento da obra de duplicação da ponte sobre o Rio Cocó, na Avenida Raul Barbosa, no bairro Aerolândia – Área Integrada de Segurança 04 (AIS 04), que ocorreu no último dia 22 de fevereiro. Os exames e levantamentos feitos pelos peritos criminais apontam um conjunto de fatores como responsável pelo desabamento.

O documento, que tem 84 páginas e levou um mês e meio para ser finalizado, conclui que a estrutura desabou devido a falhas no projeto, falhas na montagem da estrutura, falhas na orientação da montagem e a locação de peças com qualidade questionável. Participaram do trabalho os peritos criminais: Leonardo Borges Braga – engenheiro civil, Lauro Ferreira Rocha Júnior – engenheiro mecânico, Carlos Roberto Picanço Passos Júnior – engenheiro civil, e Wellinson da Silva Tavares, engenheiro de materiais.



Os peritos da Pefoce examinaram os projetos da construção e os relatórios de andamento da obra e coletaram material no local do sinistro. Algumas peças foram enviadas para realização de exames em laboratório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lá, engenheiros especialistas em soldagem analisaram o material recolhido no local do desmoronamento. As análises constataram falha na soldagem de peça da estrutura de escoramento. 

“Houve falha na solda da peça, o que tem elevada importância, porque é ela que une as partes da estrutura. Mas um acidente desses nunca tem uma causa só. Existiam divergências no projeto e, por essas divergências, não foram executadas algumas fixações que causariam estabilidade na estrutura. Houve problema na orientação, porque existiam relatórios de acompanhamento de obra que, em certo ponto, detectaram algumas dessas falhas e, mesmo assim, foram executadas”, explica o supervisor do Núcleo de Perícias em Engenharia Legal e Meio Ambiente da Pefoce, Lauro Rocha.

O laudo da Perícia Forense foi entregue, nessa segunda-feira (11), para o delegado titular do 4º Distrito Policial, José Munguba Neto, responsável pelas investigações sobre o caso. Segundo o delegado, as oitivas sobre o desabamento continuam sendo realizadas, assim como a análise dos relatórios do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE), da Prefeitura Municipal de Fortaleza e, agora, da Pefoce. A previsão é de que até o fim do mês de abril o inquérito seja concluído e remetido ao Ministério Público.


Fonte: SSPDS