Pefoce participa do 4º Encontro das famílias doadoras de órgãos do IJF

1 de outubro de 2015 - 11:52

 

 

No dia 23/09, a Perícia Forense do Estado do Ceará foi homenageada em evento ocorrido no auditório do Instituto Dr. José Frota (IJF) em conjunto com familiares de doadores de órgãos para fins de transplante. Tal fato se deu pela parceria que a instituição possui com o IJF.

Desde abril de 2014, a Coordenadoria de Medicina Legal – COMEL e a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas – CIHPB realizam, respectivamente, necrópsia e identificação de corpos de doadores de múltiplos órgãos no Centro Cirúrgico do hospital.

Tal ação visa facilitar e tornar rápido o processo de avaliação pelo médico legista de vítimas de morte violenta (acidentes, homicídios, suicídios) acompanhadas no hospital com a subsequente liberação do corpo para os familiares. O procedimento evita a passagem do falecido pelo necrotério da PEFOCE, uma vez que, todo o processo é realizado em ambiente hospitalar, reduzindo a burocracia e o desconforto dos familiares, neste momento de perda de um ente querido.

Em clima de agradecimento aos familiares de doadores de órgãos e tecidos; servidores da COMEL e CIHPB, bem como a Perita Geral Adjunta representaram a Pefoce e receberam flores, símbolo da campanha de doação, como reconhecimento da parceria entre as instituições, em benefício da sociedade, em evento prenhe de emoção.

 

Fonte: COMEL