Centro de Estudos realiza palestra sobre Pesquisa Científica na Pefoce – Representação Indexal de Imagens na Perícia Criminal

30 de outubro de 2014 - 16:00

O Centro de Estudos realizará palestra no dia 06 de novembro, às 15h no Auditório da Pefoce, com o seguinte tema: “Pesquisa Científica na Pefoce – Representação Indexal de Imagens na Perícia Criminal”. A facilitadora tratará do tema, destacando que as imagens são utilizadas como instrumento de comunicação em diversas áreas do conhecimento e, considerando as facilidades propiciadas pelas tecnologias, são produzidas em grande escala. No âmbito da Criminalística, são empregadas como meio de prova em determinadas ocorrências policiais e subsequente Processo Penal. Para tanto, apresentam-se como documentos cuja função é ilustrar os fatos descritos pelo perito, na elaboração do laudo pericial.

Assim, faz-se necessário que tais imagens recebam o tratamento adequado buscando não prejudicar o processo de recuperação nos sistemas informacionais. No estudo que será apresentado, buscou-se averiguar, no Núcleo de Perícia Externa, no Núcleo de Perícia em Tecnologia e Apoio Técnico e no Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio-Ambiente, todos vinculados à Coordenadoria de Perícia Criminal da Pefoce, o modo como os peritos analisam, tratam, identificam e armazenam as imagens que compõem o laudo pericial.

A palestrante Tainá Oliveira Silva é presidente da Empresa Júnior de Consultoria em Gestão da Informação e do Conhecimento – GECON. É graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa realizada na Coordenadoria de Perícia Criminal da Pefoce. O evento é restrito aos servidores da Pefoce e é gratuito, tendo como público-alvo os médicos legistas, peritos criminais e peritos legistas da instituição.

A Palestra será transmitida pela intranet da Pefoce para todo Estado do Ceará. Para acompanhar, basta seguir esses procedimentos indicados nesta notícia (clique aqui para ler).

Serviço:

  • Data: 06 de novembro às 15h
  • Email de contato: centro.estudos@pefoce.ce.gov.br
  • Telefone: (085) 3101.8817
  • Entrada: Acesso gratuito aos servidores da Pefoce
  • Endereço: Auditório da Pefoce – Av. Presidente Castelo Branco, 901 – Fortaleza – Ceará
  • Como assistir online: Clique aqui para saber como
  •