Centro de Estudo da Pefoce promove Mini Curso:ENTOMOLOGIA FORENSE

14 de agosto de 2013 - 00:00

 

No período de 03 a 05 de julho de 2013, a PEFOCE, por meio do Centro de Estudos Prof. José Carlos Ribeiro, realizou o “I Mini-Curso de Entomologia Forense”, ministrado pela profa. Valdeana Linard, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com o intuito de aperfeiçoar o entendimento, sobre o tema, dos diversos peritos que atuam na instituição.

A Entomologia Forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes no auxílio a elucidação de ocorrências criminais. É comumente associada a investigações do intervalo da morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com os insetos encontrados no cadáver e o estágio de desenvolvimento destes. No Brasil, há uma Rede Nacional de Entomologia Forense onde casos como a morte de Isabela Tainara, de 14 anos pôde ser solucionado com o auxilio da investigação de moscas e besouros decompositores.
A Entomologia Forense Médico-Legal estuda evidências, baseadas em estudos de artrópodes, em situações como: homicídio, suicídio, estupro, abuso físico e contrabando. Em investigações de localização de corpos, lida com questões como quais os insetos que depositam ovos, onde e em que ordem aparecem nos cadáveres. Pode ajudar a determinar o intervalo post mortem (IPM) e local da morte em questão. Outra área em desenvolvimento na Entomologia Forense Médico-Legal é a entomotoxicologia. Este ramo particular envolve a análise de espécimes entomológicos encontrados em uma cena de crime com o intuito de demonstrar a presença de diferentes drogas ou substâncias que possam ter alguma participação na morte da vítima.
São alguns dos insetos de importância forense:
– Moscas (Ordem Diptera): muitas vezes, são as primeiras a chegar ao local pois preferem um cadáver úmido para as larvas se alimentarem,
– Escaravelhos (Ordem Coleoptera): geralmente encontrados nos cadáveres quando estes se encontram mais decompostos. Em condições mais secas, os escaravelhos podem ser substituídos por moscas da Família Psychodidae.
REFERÊNCIAS

BYRD, J. H.; J. L. CASTNER. “Forensic Entomology: Insects in Legal Investigations”. 2001. CRC Press. Boca Raton, FL.

SMITH, K. G. V. 1986. A Manual of Forensic Entomology. Comstock Publishing Associates, Cornell Univ. Press, Ithaca, NY, 205 pp. A technical hardback designed for professional entomologists.

CATTS, E. P.; N. H. HASKELL, eds. 1990. Entomology & Death: A Procedural Guide. Joyce’s Print Shop, Inc., Clemson, SC, xii + 182 pp. Spiralbound also aimed at professional entomologists, but shorter and with a popular style.

GREENBERG, B.; KUNICH, J.C. 2002. Entomology and the Law: Flies as Forensic Indicators Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom 356 pp.

LECLERQUE, M. 1978 Entomologie médicale et Médecine légale Datation de la Mort, Masson ed. Paris, 112p.

NUORTEVA, P. 1977. Sarcosaprophagous insects as forensic indicators. In CG Tedeschi, WG Eckert & LG Tedeschi (eds), Forensic Medicine: a Study in Trauma and Environmenta Hazards, Vol. II, WB Saunders, New York, p. 1072-1095.

PARADELA, E. R; FIGUEIREDO, A.L.S.; GREDILHA, R. Entomologia forense: insetos aliados da lei. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1537, 16 set. 2007. Disponível em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/10410>. Acesso em: 6 jul. 2011.

WIKIPÉDIA. ENTOMOLOGIA FORENSE. Acesso em: 1 agosto. 2013.