Pefoce será uma das mais avançadas do País

13 de outubro de 2011 - 00:25

Ampliação e reforma da Perícia Forense do Estado do Ceará.

A Perícia Forense do Ceará – Pefoce, uma das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e hoje uma das mais avançadas do País. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões no prédio que abrigava o conhecido IML, localizado na Avenida Castelo Branco, 901, neste valor está incluso a aquisição de equipamentos. Ali funciona, com novas instalações e tecnologia de ponta, as Coordenadorias de: Medicina Legal, Perícia Criminal, Análise Laboratorial Forense, bem como de Planejamento e Gestão e a Tecnologia da Informação.

Com a criação da Pefoce, por intermédio da Lei 14.055/08, e o salto rumo à modernização, as estruturas dos antigos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), contarão com maiores e melhores condições de trabalho, o que certamente resultará em investigações tecnicamente mais apuradas. Para o Perito Geral da Pefoce, Maximiano Chaves, além das melhorias nos setores técnico-científico, também chegarão avanços no setor de recursos humanos. Ele adianta que fora as reformas propriamente ditas, há um projeto a ser executado que prevê uma constante reciclagem dos peritos: “Não adianta você dar o melhor prédio do mundo e colocar nele pessoas desatualizadas para trabalhar”.

Segundo ainda o gestor da Pefoce, o Estado do Ceará, a exemplo de outros 16 estados brasileiros, conta a partir de agora com um órgão técnico-científico independente, deixando de ser subordinado à Polícia Civil, tendo autonomia técnica, patrimonial e administrativo-financeira, o que resultará em maior tranquilidade para a execução das atividades periciais. Para ele, após concluídas as reformas, “as atividades de perícia criminal e médico-legal serão executadas 24 horas por dia com reais condições físicas e estruturas invejáveis”.

A obra de reforma do prédio da Pefoce envolveu restauração dos sistemas elétrico e hidro-sanitário, implantação de novos equipamentos de climatização e troca de revestimentos, incluindo pisos, forros e paredes. Além da renovação da parte física, constam ainda do projeto a aquisição de novas câmaras frigoríficas, elevando para 100 a capacidade de armazenamento de corpos. Também a sala de necrópsia passou a contar, entre outros itens, com 20 mesas que são o que há de melhor no setor. Para examinar os corpos, os peritos e auxiliares tem à disposição um novo aparelho de raio X, além da disponibilidade de um intensificador de imagens que faz uma espécie de rastreamento nos corpos, identificando e localizando objetos e/ou substâncias, como projéteis ou tipos de droga. A parte laboratorial também foi modernizada, otimizando a realização de exames de análise toxicológica, química, hematológica e de origem patológica.

Concluída a execução da obra, o novo prédio ganhou um andar subterrâneo, onde funciona a parte administrativa e suporte tecnológico da Pefoce e o setor de Perícia Criminal. Já no pavimento térreo são executadas as atividades de Medicina Legal e Análise Laboratorial. O prédio foi inaugurado no dia 12 de junho de 2012. Para dar suporte a toda essa estrutura, a Pefoce também renovou a frota de veículos, com a aquisição de vans tipo furgão (rabecão) e caminhonetas Hilux.