Namca recebe brinquedos de alunos de escola pública que organizaram gincana solidária em prol das crianças vítimas de violência

23 de outubro de 2018 - 08:54 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu na tarde desta segunda-feira (22) um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral Senador Osires Pontes, que arrecadou mais 700 brinquedos, destes, 300 foram destinados para as crianças que são atendidas no Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).
Os alunos da escola, a cada ano, realizam uma feira cultural e uma atividade social. Neste ano, pela primeira vez, arrecadaram brinquedos para serem doados paras as crianças vítimas de violência. A médica perita legista e supervisora do Namca, Ana Leopoldina, recebeu as alunas que representaram os participantes da campanha de arrecadação e agradeceu a iniciativa e o gesto de carinho pelas crianças. “Tenho certeza que o material doado será de extrema importância para o trato com as crianças vítimas que atendemos aqui diariamente. Esses brinquedos são um acalento para elas”, disse Ana Leopoldina.

Uma das alunas, Regilane Borges, contou sua experiência na atividade e relatou que ela e as colegas não tinham noção do trabalho realizado pelo Namca, e que todos se empenharam para captarem o máximo de brinquedos paras crianças. “Foi uma experiência muito boa, muita gente ajudou, e a gente não conhecia esse trabalho do Namca. Foi importante se sensibilizar pelas crianças que precisam de ajuda”, disse a aluna.
A diretora da escola, Francidélia Chaves, conta que os alunos absorveram a ideia de imediado, que muitos deram, inclusive, dinheiro para ajudar a adquirir mais brinquedos. De acordo com a diretora, a gincana cumpriu muito bem sua lição social, serviu para que os alunos exercitassem a empatia, a cidadania e solidariedade. “A escola também tem essa tarefa de dar noção de cidadania, que é muito importante”, pontuou Francidélia.

Campanha iniciada por estagiários da Assessoria Biopsicossocial da SSPDS
A campanha teve início quando estagiários da Assessoria Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se mobilizaram após conhecerem o atendimento de crianças vítimas de violência. A ação resultou em donativos para o Namca da Pefoce e para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Maracanaú, da Polícia Civil.
Conforme Rebeca Moreira Rangel, assessora Biopsicossocial da SSPDS, a campanha é importante para que os estagiários possam ir além do trabalho supervisionado. “Nossos estagiários são de área sociail, eles vão além do trabalho e da aprendizagem e percebem que cada um deles, pode sim colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora, principalmente com as crianças vítimas de violência”, ressaltou Rebeca.

Arrecadação
Os alunos arrecadaram, em três semanas, mais de 700 brinquedos. Parte das doações foi destina à Delegacia da Mulher de Maracanaú (DMM), localizada na região Metropolitana de Fortaleza, e outra quantidade de brinquedos foi destinada a uma creche que fica localizada no mesmo bairro que a escola, no Canindezinho.

O Namca
O Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce atende, desde janeiro de 2013, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Com sala própria (batizada como Sala Lilás) e separada dos outros setores de perícia e do possível contato com o agressor. o Namca oferece acolhimento humanizado às vítimas de violência e dispõe de decoração especial, brinquedoteca, ampla sala de espera e equipamentos especializados para a realização dos exames periciais. As necessidades especiais detectadas, durante o atendimento, são encaminhadas para o serviço assistencial hospitalar, psicossocial e jurídico.