Peritos dão curso de identificação de adulteração veicular na Aesp para novos inspetores da Polícia Civil

29 de junho de 2018 - 18:25

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública-CE (Aesp), realizou o “Curso de Procedimentos Especiais Aplicados aos Inspetores de Polícia Civil – Módulo: Identificação de adulteração veicular ”, na sede da Aesp e capacitou cerca de 600 novos inspetores da Polícia Civil. O curso que foi concluído na tarde de ontem (28), também contou com a participação de dois agentes da Polícia Federal (PF).

Tendo como finalidade treinar os novos inspetores para perceberem sinais de adulteração em veículos, cinco peritos da Pefoce da Capital e Núcleo do Interior, realizaram pela primeira vez esse tipo de treinamento com inspetores da Polícia Civil.

Durante os quatro dias os peritos da Pefoce e da Polícia Federal desempenharam aulas teóricas e aulas práticas, parte delas foram executadas no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) e na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

Segundo um dos peritos que teve participação no curso, Rogério Alexandre, supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Pefoce, os inspetores terão habilidades técnicas de diferenciar um veículo original de um adulterado. “Eles saberão distinguir placas clonadas, chassis, e outros elementos que geralmente são modificados por criminosos e acionar com mais precisão a perícia, ou descartar. Esse tipo de filtro trará benefícios não só para a Polícia, mas para a comunidade, pois vai agilizar os procedimentos”, explica.

Ainda de acordo com o perito Rogério, no Estado, antes dessa capacitação, apenas agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Pefoce e servidores das delegacias específicas tinham habilidades para identificar adulterações.