Aesp e Pefoce realizam capacitação em DNA Forense para peritos de diversos Estados do Brasil



8 de junho de 2018 - 16:50

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizam curso com peritos especialistas em DNA Forense de 14 Estados do País. O curso avançado em análise genética de amostras complexas – STRS e DNA Mitocondrial é coordenado pelo Núcleo de DNA Forense da Coordenadoria de Análise Laboratorial Forense (Calf) e possui 60 peritos inscritos. A formação acontece entre os dias 11 e 15 deste mês de junho, na sede da Pefoce, em Fortaleza.

 

O objetivo do curso é difundir novos estudos e experiências que estão sendo desenvolvidas no campo da tecnologia do DNA Forense. Tais pesquisas terão impactos na otimização dos resultados de perícias na área da genética forense, consequentemente na confecção de provas mais contundentes no processo investigativo.

Para o perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, o momento é de troca de experiência e muito aprendizado. “O intercâmbio de informações durante esse curso será fundamental para a integração entre o grupo de servidores de todos os Estados. Nós abrimos as portas da Pefoce para que todos sejam bem recebidos como se estivessem em seus locais de trabalho de origem”, ressalta o Perito Geral.



Participam do workshop peritos dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina. A formação tem como facilitadores a perita criminal da Paraíba, Silvana Magna C. do Monte, e do perito criminal da Polícia Federal, Jorge M. Fritas.