Profissionais de segurança atuantes no norte do CE participam de ação realizada pela Assessoria Biopsicossocial da SSPDS

5 de janeiro de 2018 - 17:00

Nesta sexta-feira (05), a Assessoria Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou o segundo dia de ações em alusão ao “janeiro branco”, na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).  O foco deste dia foram os policiais e bombeiros militares, e peritos forenses, que participaram de ações preventivas e assistiram a palestras com temas voltados para a saúde mental dos profissionais de segurança. Nessa quinta-feira (04), 102 policiais civis de toda a região norte do Ceará participaram da iniciativa.

Entre os assuntos debatidos, estava o combate à ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio entre profissionais de segurança do Ceará e seus familiares. A psicóloga Rebeca Rangel falou do comparecimento dos policiais civis, ontem: “a Polícia Civil, entre diretores, delegados, escrivães e inspetores, compareceram, em peso, a palestra. E isso é importante porque estes profissionais, que são essenciais para nós, tiraram algumas horas da sua rotina para participarem de um treinamento voltado para a saúde deles” destacou.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal da Saúde de Sobral, Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS) de Sobral e Vigilância Sanitária do Município de Sobral. No decorrer do dia, ocorreram ações de saúde, como a distribuição de preservativos masculinos e femininos, campanhas educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e no combate ao uso de substâncias psicoativas; e palestras com o tema “Psicopatologias e o adoecimento do profissional de segurança pública”.

O cronograma das ações da Assessoria Biopsicossocial da SSPDS se estenderá para outros municípios, inclusive para os servidores lotados na SSPDS, em Fortaleza.