Homenagem ao Dia do Perito Criminal

4 de dezembro de 2017 - 17:53

A Perícia Forense do Estado do Ceará parabeniza todos os profissionais da Perícia Criminal, nossos servidores que orgulham a instituição e toda a sociedade cearense pela qualificação e resultados obtidos na busca da verdade real, para promover a Justiça e reduzir a impunidade.

Os peritos criminais são funcionários efetivos estaduais ou federais, que passam por um concurso público que exige candidatos com formação em cursos de nível superior em determinadas áreas. O cargo tem por atribuição legal realizar perícias na área criminalística, ou seja, ciência com suas próprias regras, mas que também reúne conhecimentos de outras ciências como a física, química, matemática, biologia, contábeis, geologia, informática, engenharias, dentre outras, para analisar e interpretar os vestígios materiais relacionados com a infração penal investigada.

O laudo pericial, confeccionado pelos peritos, é fundamental no julgamento de um crime, tanto para ajudar a provar a autoria ou a inocência de um acusado. É com base nele que se pode comprovar a materialidade dos delitos, chegar ao motivo do crime e aos autores dos delitos. Enfim, se fazer Justiça.

A origem da palavra

Perito vem do Latim Peritus, “o que tem experiência, o que sabe fazer determinada coisa”, ou seja, um expert. No grego Peiráo, “esforço-me, provo”.

Histórico

O dia do perito criminal remonta ao dia do nascimento do perito Otacílio de Souza Filho, patrono dos peritos oficiais. Para melhor entender, o Perito Criminal Otacilio foi designado para efetuar uma perícia no interior de Minas Gerais, em um local onde ocorreu duas mortes violentas. A tragédia teria ocorrido na Serra da Moeda, no interior do município de Congonhas. As vítimas, um casal de geólogos, ao colherem amostras de rochas para estudos, caíram de um desfiladeiro vindo a falecer. O local, de difícil acesso, provocou outra vítima, desta vez o perito Otacilio de Souza Filho, que ao tentar chegar até o local onde encontravam-se os corpos das vítimas, perdeu o equilíbrio e caiu, vindo a falecer de forma idêntica do casal de geólogos. A data de 4 de Dezembro, Dia Nacional do Perito Oficial, foi criada através da Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.

Fonte: Ascom Pefoce